domingo, 3 de abril de 2011

Quando começar?


Essa foto é do fisiculturista mais jovem do mundo, ele começou a treinar com 6 anos e aos 11 foi exibido na mídia como o garoto mais forte do mundo. Lembro que na época houveram muitas criticas aos pais do garoto ambos fisiculturistas que foram os responsáveis pelo treinamento precoce do rapaz. Faço parte da corrente de profissionais que é contra esse tipo de treinamento intenso para quem é tão jovem, porém, acredito que quanto mais cedo as crianças começarem a praticar atividades físicas melhor.

Defendo a prática de atividades físicas logo na infância por vários motivos mas a estética corporal no nível da foto do jovem fisiculturista não é um deles. Diferente do que nossos avós diziam uma criança mais magra é mais saudável do que uma mais gordinha, porém, não podemos levar a coisa a ferro e fogo querendo que nossos filhos sejam extremamente magros na marra. Nas academias as modalidades de dança, artes marciais e natação eram as únicas opções que as crianças tinham para se exercitarem, porém, os tempos são outros e algumas academias usam as salas de ginástica para trabalhar atividades recreativas para esse público e as salas de musculação para trabalhar com adolescentes. Um colega de profissão que é personal trainer resolveu trabalhar com crianças obesas e faturou uma boa grana com isso, se houver ''bom senso'', ao meu ver é possivel trabalhar com crianças de 10 ou 11 anos na sala de musculação.
Na academia eu uso a política de liberar a musculação para adolescentes a partir dos 12 anos e sou bem rigoroso em relação a montagem da ficha deles, na ginástica recomendo as aulas aeróbias e alongamento não faz mal a ninguém. O mais importante é a criança ou adolescente estar gostando da modalidade que esta praticando, se querem colocar os filhos para treinar comecem a fazer testes, acho que uma coisa que ninguém pode ficar sem aprender é a natação depois disso luta, dança, ginástica ou musculação é gosto pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário