sábado, 29 de janeiro de 2011

Treinamento Funcional X Treinamento Tradicional


Cada ano que passa cresce a popularidade do treinamento funcional no mercado das academias, são diversos equipamentos, acessórios e muito marketing. Leticia uma das minhas alunas de ginástica e de musculação me perguntou essa semana se a aula de ginástica funcional era melhor que a aula de ginástica tradicional. Fiquei em cima do muro e expliquei que o treinamento funcional é mais eficiente e eficaz quando usado de forma personalizada, porém, na aula de ginástica é um treinamento muito eficaz mas não é nem melhor nem pior apenas diferente da aula tradicional.
Após refletir um pouco mais sobre o assunto resolvi ler novamente um livro bem antigo que tenho em casa chamado ''Metodologia Cientifica do Treinamento Desportivo'', terceira edição do saudoso Manuel Gomes Tubino. Um capítulo chamado Preparação Física Específica chamou minha atenção e após terminar a leitura posso claramente afirmar que o Treinamento Funcional de hoje é uma evolução da Preparação Física Específica de antigamente. A grande diferença é que antigamente esse tipo de preparação só era usada com atletas de ponta e hoje em dia é praticamente adaptada para qualquer tipo de pessoa.
Partindo desse ponto podemos entender que uma aula de Ginástica Funcional montada com exercícios variados derivados de treinamentos especificos de esportes especificos é apenas uma aula de condicionamento físico geral para os praticantes que não praticam esses esportes. Isso não significa que devemos desprestigiar as aulas de Ginástica Funcional muito pelo contrário é uma aula cheia de novidades que dá resultados com certeza, entretanto a metodologia do Treinamento Funcional gera resultados mais significativos quando a palavra ''especificidade'' é colocada em prática. Exemplos.: Se eu montar um circuito com exercícios baseados em movimentos do jiujitsu certamente esse treinamento vai fazer com que o desempenho físico do lutador na hora da luta seja potencializado bem mais do que em um treinamento tradicional de corrida na esteira ou na sala de musculação. Se estivermos falando de um jogador de futebol de final de semana o famoso ''peladeiro'', montar um treinamento baseado nas qualidades físicas e movimentos do futebol vai melhorar o desempenho do individuo na hora do jogo.
Como já foi dito o treinamento funcional é uma evolução do que antigamente chamavamos de preparação física especifica, esta por sua vez era usada em determinados períodos em um planejamento anual de trabalho. Significa que a preparação física geral é muito importante em um programa de treinamento anual ou semestral ou trimestral, ou seja, o treinamento funcional não é melhor que o treinamento tradicional ambos tem que trabalhar juntos porque um dá suporte para o outro.

Um comentário:

  1. Obrigada pela belissima explição, na verdade qualquer exercício bem praticado e com gosto, tem a nossa recompensa, é o meu exemplo, vejo que você e a Deborah fizerão algumas mudanças, os exercícios estão mais intensificados e os resultados já estão aparecendo, não só na no corpo, mas também na cabeça... continue assim, com essa energia que contagia.

    ResponderExcluir