sábado, 8 de janeiro de 2011

Programe-se focando em objetivos

Todos anos a estória é a mesma. Em Janeiro 30% talvez 40% dos alunos voltam a treinar, aparecem uma dezena de alunos novos com o objetivo de ficar com um ''corpão'' para pular o carnaval e dizemos que o ano só começa de verdade depois do carnaval onde a galera volta com tudo. Infelizmente poucas pessoas conseguem atingir suas metas e seus objetivos estéticos durante o ano e existem inúmeros fatores responsáveis por essas derrotas. Básicamente podemos dizer que existem 3 fatores responsáveis para conquista do corpo desejado são eles:
1) Uma alimentação balanceada.
2) Um programa de exercícios adequado.
3) Organização na vida pessoal e profissional.
Nos fatores 1 e 3 não me atrevo a dar dicas pois minha especialidade é o fator 2. Na teoria tudo é simples, porém, para as coisas darem certo precisamos de três ''Ds''; Desejo, Determinação e Disciplina.
Desejo: ''O quanto você quer realmente mudar''
Determinação: ''Ir até o fim do treino mesmo estando totalmente exausto, chegar ao limite''
Disciplina: ''Faça chuva, faça Sol, frio, calor se não estiver doente vamos treinar''
Vamos agora pensar nos possiveis objetivos.
1) Emagrecer;
2) Ganhar músculos;
3) Definir músculos;
A ciência do treinamento desportivo atualmente anda questionando algumas metodologias de preparação física, mas enquanto não é oferecido uma metodologia mais eficaz vamos seguir os conceitos vigentes.
1) Para emagrecer a combinação adequada de treinamento aeróbio e treinamento de força é a mais indicada. Podemos combinar esses treinamentos de diversas formas. Os métodos mais usados são Treinamento aeróbio moderado (caminhada na esteira) antes do treino de musculação ou da aula de Localizada e após o treino de força mais um treino na esteira. Treinamento de força primeiro e um treinamento aeróbio mais intenso como uma aula de Jump ou Aeróbica depois. A chave do sucesso é o equilibrio da frequência dos treinos dando a mesma importância para ambos por exemplo treinar musculação 3 vezes na semana e fazer aulas aeróbias de ginástica 3 vezes na semana.
2) Para ganhar músculos precisamos dar um pouco mais de foco no treinamento de força exemplo musculação 5 vezes na semana e aulas aeróbias 3 vezes no máximo.
3) Para definição muscular a alimentação gera 80% do resultado mas voltamos para o método do equilibrio, porém, ambos os treinos devem se intensos.
Importante lembrar que a avaliação física antes de iniciar qualquer programa de exercícios te dará um ponto inicial de treinamento, a reavalição irá indicar o que melhorou, o que não melhorou e o que é preciso melhorar. O professor pode te ajudar a programar sua rotina de exercícios mas sem os três ''Ds'' você não chegará a lugar nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário