sábado, 15 de janeiro de 2011

10 dicas para se dar bem em aulas coreografadas


Aulas coreografadas são a minha paixão, porém, me refiro as aulas tradicionais que também são chamadas de aulas ''estilo livre'' como aulas de Step e Aerodance onde o professor cria suas próprias coreografias e treina a metodologia de ensino que vai utilizar. É triste dizer mas esse tipo de aula vem diminuindo ano após ano, isso se deve a uma série de fatores que não é viável discutir nesse post. Minha idéia é resgatar a popularidade desse tipo de aula tentando facilitar a vida dos alunos e acredito que essas dicas farão uma diferença significativa.
1) Procure memorizar o nome de cada passo da coreografia.
2) Geralmente as coreografias de Aerodance e de Step são simétricas, ou seja, você faz um sequência de movimentos para o lado direito e repete a mesma sequência para o lado esquerdo. Isso significa que cada sequência tem um passo que é chave para você poder ''trocar de perna'' e iniciar a sequência para o outro lado.
3) Tem dois tipos de giro que geralmente aparecem em uma coreografia, os giros executados pela frente e os giros executados por trás. É importante estar atento ao comando do professor para diferenciar um giro do outro.
4) As coreografias se dividem em blocos, se estes forem simétricos é fácil identificar quando ele começa e quando termina pois quando você terminar a sequência para o lado esquerdo o bloco termina. Se você memorizar o primeiro passo que inicia cada bloco vai conseguir memorizar todos com mais facilidade.
5) Quando o professor estiver no processo de ensino de um bloco não é hora de dar uma paradinha para tomar água pois você vai perder a progressão pedagógica e terá maior dificuldade para aprender a sequência. A hora da água é quando o bloco estiver dominado e o professor repeti-lo algumas vezes para fixação na memória.
6) Saiba a hora certa de sair e como sair de uma coreografia, as vezes o aluno quer parar para tomar água na hora que a classe esta fazendo um deslocamento para frente em se tratando de uma aula de Aerodance, nesse caso a ''trombada'' será inevitável. Espere uma pausa que geralmente ocorre como uma série de step touchs para dar uma escapadinha.
7) Concentração é fundamental e sabemos que a fadiga a diminui, porém, toda coreografia possue movimentos criticos como um giro no step ou um salto na aula de Aerodance e estes precisam ser executados com técnica adequada para evitar lesões.
8) A hidratação é importante mas ingerir muita água pode gerar desconforto, hidrata-se com pequenos goles sempre que surgir a oportunidade adequada lembre das dicas acima.
9) Preocupe-se com o espaço que está ocupando durante a execução da coreografia, você pode atropelar ou ser atropelada por alguém se ocupar muito espaço ou não se deslocar na proporção certa. Para ter um parâmetro se a aula for de step de uma caminhada ao redor do step, se você não esbarrar em outro step a distância tá legal, se a aula for de Aerodance a questão é mais percepção mesmo.
10) O professor sempre antecipa a sequência coreográfica seguinte é preciso entender esse timing e iniciar a sequência no momento certo que geralmente ocorre após o comando do professor em alguns casos essa antecipação é visual em outros verbal e em outros visual e verbal.
Qualquer dúvida comentem.

Um comentário:

  1. Cezar, muito boa a explicação. Morro de saudade das suas aulas. Sucesso!

    ResponderExcluir