domingo, 17 de abril de 2011

Avaliação Funcional


Por mais que a gente fale a maioria dos alunos não dá a devida importância a avaliação física, isto ocorre porque a preocupação principal dessas pessoas esta relacionada a estética e não a funcionalidade. Na foto acima vemos uma avaliação de resistência muscular em uma equipe do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro, enquanto os frequentadores de academia se preocupam com medidas os bombeiros se preocupam com funcionalidade, ou seja, não importa se o bombeiro tem ou não abdômen tanquinho e sim se ele tem um nível de condicionamento físico significativo para exercer o seu trabalho que na maioria das vezes é salvar vidas. Por motivos lógicos a maioria das pessoas faz a relação corpo sarado ótimo condicionamento físico e corpo com gordurinhas péssimo condicionamento físico, felizmente isso não é verdade. Em se tratando de atletas de alto nível toda gordurinha que tiver sobrando faz a diferença na hora de conquistar uma medalha olímpica mas no caso de frequentadores de academia que não são atletas muitas vezes uma aluna que esta acima do peso tem mais condicionamento físico do que uma magrinha ou uma saradinha.


A avaliação funcional é uma novidade no mercado desde 2010 e como estou sempre antenado no mundo do Fitness e do Wellness planejei a sua implantação na minha rotina de trabalho para o segundo trimestre de 2011. Isso significa que deveria ter começado a usar essa metodologia em Abril, porém, devido a uma série de fatores como Páscoa, Palestras que ministrei, Feriado, Fitness Brasil e alguns problemas pessoais resolvi adiar o lançamento para Maio.


O que é uma avaliação funcional?

Re: É um tipo de avaliação física que avalia o condicionamento físico do aluno ou atleta de forma específica usando movimentos adaptados do cotidiano do mesmo ou do esporte que ele pratica para obter parâmetros de maior fidelidade possivel.


Exemplificando.: É muito mais lógico e específico avaliar o condicionamento aeróbio de um nadador fazendo um teste ergométrico com ele dentro da piscina do que colocá-lo em uma esteira.


Aguardem alunos e alunas, em Maio todos vocês terão a oportunidade de passar por essa avaliação funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário