sábado, 28 de maio de 2011

Musculação Terapêutica

Musculação é um termo que se refere á prática dos exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos. Os fatores que justificam a atual popularidade dos exercícios com pesos são a eficiência e a segurança. Nenhum tipo de exercício é superior á musculação para os objetivos de fortalecimento dos músculos, tendões e ossos. Com isso, consegue-se o importante efeito de proteção e alívio das articulações, saudáveis ou doentes.




Por outro lado, na musculação os exercícios são facilmente adaptáveis para a presença de doenças ou lesões, permitindo a seleção adequada de cargas e amplitudes dos movimentos, assim como do gráu de esforço. O corpo é sempre mantido nas posições mais confortáveis e seguras e os esforços podem ser mais suaves do que caminhar. Por todas essas razões a musculação é ferramenta clássica tanto da fisioterapia quanto do treinamento esportivo. Cada vez mais se documentam efeitos da musculação no estímulo á saúde geral, incluindo os aspectos cardiovasculares. Importantes efeitos terapêuticos têm sido documentados em relação a doenças de diversas naturezas, como é o caso das artroses, artrites, desgastes dos discos intervertebrais, tendinites, instabilidades articulares, osteoporose, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outras.




A musculação está sendo muito preconizada para idosos porque consegue reverter rapidamente e com segurança muitos dos efeitos indesejáveis do envelhecimento sedentário.






Hoje em dia algumas academias estão ministrando programas de musculação específicos para idosos e crianças obesas a partir dos 10 anos de idade. Não existe mais desculpa para não praticar exercícios.


Fonte: Revista Musculação & Fitness, Ano 15, 2011, Número 83, pág 64.


Um comentário:

  1. Por incrível que pareça a musculação ainda tem o estigma do "marombeiro". E muitos outros.Inclusive que é exercicio pra idoso, que qdo se é jovem não é necessária. E outros mais.

    ResponderExcluir