domingo, 8 de maio de 2011

Treinamento Funcional na ginástica



Muitas questões estão sendo colocadas sobre o treinamento funcional ultimamente. O conceito de especificidade para melhores resultados tem sido violentamente colocado como o primeiro mandamento do treinador e por esse motivo as aulas de ginástica que se utilizam do método tem sido criticadas sem piedade. Concordo que aprender uma enorme quantidade de exercícios usados em treinamento funcional e aplicá-los na sala de ginástica de forma leviana, ou seja, sem uma metodologia específica não significa que você esta realmente trabalhando com o treinamento funcional pois acredito no conceito da especificidade, porém, o treinamento funcional tem sido usado na preparação física de times de futebol, basquete, volei e outros esportes coletivos a anos com excelentes resultados.





O que os críticos precisam entender é que a aplicação dos princípios do treinamento funcional na sala de ginástica é uma coisa nova e tudo que é novo tende a mudar no decorrer do percurso. Tenho orgulho de dizer que sou o pioneiro da Ginástica Funcional em São José dos Campos e apesar de estar munido de um arsenal de exercícios e de metodologias sou prudente na aplicação pois é muita coisa nova e a maioria dos alunos mesmo os veteranos não vivenciaram determinados tipos de movimentos e treinamentos.



Vem sendo um delicioso desafio criar rotinas de treinamento que trabalhem os exercícios funcionais dentro de uma estrutura verdadeiramente funcional e mais delicioso ainda ver o negócio funcionar literalmente dentro da sala.





Nenhum comentário:

Postar um comentário