domingo, 27 de fevereiro de 2011

Atletas de academia




Esse post foi inspirado no comentário de uma aluna na aula de Jump de sexta feira a noite, impressionada com minha precisão no final de cada pré-coreografia executada ela exclamou ''Você não tem vida social? Só ensaia?''; não dei uma resposta muito agradável mas achei interessante descrever como funciona a rotina de um professor de ginástica de academia.


O professor de ginástica que leva sua profissão a sério trabalha de 10 a 12 horas por dia de segunda a sexta e na maioria dos finais de semana estuda e cria suas aulas em uma jornada de no mínimo 8 horas. Eu sou um professor diferenciado porque sou workaholic (viciado em trabalho) e versátil pois ministro quase todos os tipos de aula.

A paixão que eu tenho pela ginástica me motiva a continuar em uma profissão onde muitos desistem antes de completar os 5 primeiros anos de carreira, ano passado comemorei 15 anos de luta dando algumas aulas especiais no mês de Outubro. Na maioria das profissões quando você sai da empresa acabou o trabalho e você pode ter a sua vida social normal como qualquer pessoa; na ginástica isso não acontece, você sempre leva trabalho para casa.

Comparo a carreira do professor de ginástica a carreira de um atleta de alto nível, quando somos jovens os donos de academia nos sobrecarregam com 6 ou 7 aulas por dia e todas aulas poderosas, a medida que vamos envelhecendo o número de aulas vai diminuindo e vão sobrando aulas mais leves de ministrar como aulas de circuito, alongamento etc. Além disso temos sempre que nos atualizarmos e nos cursos de atualização o nosso couro é simplesmente arrancado dependendo do curso. Quando fiz o curso de Body Combat por exemplo participei da primeira turma de São José dos Campos e o curso era recente no Brasil, o batismo foi tão violento que teve gente que desmaiou. Quando fiz o curso de Extreme 55 perdi 3 kilos em dois dias e tive cãimbras tão violentas que manquei por dias.

Alguns problemas de saúde fizeram com que me tornasse um professor obeso, mas isso não tirou o meu condicionamento físico embora tenha dificultado meu desempenho e afetado minha credibilidade perante pessoas que não conhecem o meu trabalho, venho em uma batalha constante para reduzir o percentual de gordura e na última avaliação física que fiz já estou na classificação sobrepeso. Oficialmente não sou mais obeso mas nos dias de hoje na minha profissão a estética prevalece sobre a competência o que faz com que professores sarados tomem o lugar e ganhem mais dinheiro que professores mais gordinhos, infelizmente tenho que acompanhar a tendência mas não me sujeito a tomar anabolizantes, suplementos ou qualquer tipo de medicamento que agilize esse processo, sou cascudo das antigas voltarei a boa forma pelos meus próprios meios ou morrerei tentando.

Finalmente respondendo a pergunta dessa famigerada aluna. Quando sobra tempo eu tenho vida social mas sou extremamente feliz com a vida que levo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário