sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lesões na academia


Desde que eu comecei a praticar esportes venho convivendo com lesões, graças a Deus tive poucas e nenhuma de natureza grave. Quebrei o braço jogando futebol, torci o tornozelo jogando basquete, desloquei o ombro lutando Judô, torci o joelho lutando Tae Kwon Do e tive alguns dentes e dedos quebrados lutando Kickboxing.
No ano passado pouca gente sabe mas eu fiz as apresentações de Ginástica e de Hip Hop com o tornozelo direito torcido e com dores na parte lateral do joelho do mesmo lado. Essas pequenas lesões ocorreram nos ensaios devido a união de vários fatores como stress, excesso de treinamento intenso sem a devida preparação, sobrepeso etc.
No ambiente normal de academia as lesões podem ocorrer por fatores relacionados a falha na técnica de um movimento específico, stress físico, stress psicológico, falta de concentração e é lógico a falta de sorte. O que não se pode fazer em hipótese alguma é relacionar diretamente lesão e modalidade. No auge das aulas de Aeróbica começaram a surgir um grande número de alunos e professores com lesões e por esse motivo as aulas de Aeróbica se dividiram em aulas de Alto impacto e de Baixo impacto. Os médicos começaram a proibir pessoas comuns de praticarem as aulas de Alto impacto e a modalidade foi condenada pela mídia. As aulas de Step levam o Estigma de serem prejudiciais ao joelho e é dificil tirar isso da cabeça das pessoas.
Infelizmente por mais que o profissional de educação física seja zeloso quem pratica ou quem dá aulas de Ginástica esta sujeito a ter algum tipo de lesão. Cair do Step e dar aquela ''roubadinha'' para erguer mais peso são situações que podem ocasionar algum tipo de lesão na Ginástica; por isso que muitas vezes sou considerado ''chato'' quando digo para não descerem do Jump de forma errada, saltem quando fizerem determinados giros no Step, não estendam totalmente os braços na hora dos socos, flexione os joelhos na hora de pegar a barra do chão e outras dicas. Aos praticantes fica no ar a palavra ''concentração'' como regra de segurança básica nas aulas de Ginástica, principalmente nas aulas que se utilizam de equipamentos.

Um comentário:

  1. Valeu pelas dicas, o meu problema é antigo e tenho que policiar em relação a alguns exercícios...é que na verdade sou muito intensa na questão aerobica, adoooroo...o legal é que podemos tirar nossas dúvidas tanto no seu blog ou pessoalmente, valeu.

    ResponderExcluir