sábado, 5 de fevereiro de 2011

10 dicas para se dar bem na Musculação e na Localizada




Algumas pessoas me perguntaram várias vezes qual dessas modalidades dá resultado mais rápido Ginástica Localizada ou Musculação. É importante entendermos que resultado é uma coisa que depende de algumas variáveis como frequência de treinamento, intensidade do trabalho, tempo de descanso, alimentação, genética etc.



Comparar a eficiência e eficácia de modalidades de treinamento é muito complicado e ao meu ver desnecessário, acredito que o mais importante é pensarmos em praticar modalidades que gostamos e nos dedicarmos a elas. A Ginástica Localizada de hoje em dia e a Musculação são modalidades que trabalham com as capacidades motoras de força e resistência portanto seguem princípios de treinamento muito semelhantes, as dicas servem para trabalhar com ambas as modalidades, porém, algumas são especificas para Musculação e outras para Ginástica Localizada. Vamos classificar as aulas de Body Pump e outras que se utilizam de barras, borrachas, Kbell e outros tipos de implementos para trabalhar força e resistência como aulas de Ginástica Localizada apenas por motivos didáticos embora as propostas sejam bem diferentes das aulas de Ginástica Localizada tradicional em alguns casos. Vamos as dicas:

1) Em relação aos exercícios a dor tem que ser muscular e de preferência nos músculos que estiverem sendo usados, ou seja, se você sentir dor nos joelhos, cotovelos, punho ou lombar você esta fazendo o exercício com a técnica errada, peça ajuda ao professor.


2) Quando você estiver chegando nas 3 últimas repetições do exercício a dificuldade deve ser grande, porém, se você estiver perdendo o alinhamento corporal ou como dizemos na gíria ''roubando'' usando outros músculos para conseguir fazer o exercício pode parar porque não vale a pena continuar. ''Roubar'' constantemente pode causar lesões e sobrecarregar articulações sendo que nosso objetivo é sobrecarregar os músculos para que possam se tornar mais resistentes e mais fortes. Se você terminar a série com facilidade é porque precisa aumentar a carga, se não fizer isso não irá evoluir no treinamento.


3) As aulas de Ginástica Localizada trabalham de forma generalizada e a Musculação muitas vezes trabalha de forma segmentada (Série A, Série B...), não é recomendado fazer Ginástica Localizada todos os dias porque os músculos precisam descansar para que ocorra o processo de recuperação e é nesse processo que ocorrerá o aumento da resistência e ou da força. No caso da Musculação é diferente porque o treinamento pode ser segmentado, ou seja, você treina pernas em um dia, braços no outro, ou determinados músculos em um dia e músculos diferentes no outro então você sempre vai estar descansando alguns músculos em um dia e trabalhando outros o que aumenta a velocidade dos resultados.


4) Praticar as duas modalidades no mesmo dia pode parecer uma boa idéia e uma pode ajudar a outra, porém, só é indicado para quem tem um bom nível de condicionamento físico pois é muito stress para os músculos.



5) Na sala de Musculação as luvas da modalidade fazem a diferença para quem pega pesado. Na sala de ginástica para quem faz Pump elas dão uma ótima ajuda.



6) Leve sempre sua toalha para evitar pegar uma possivel micose tanto na musculação quanto na ginástica. A meia cano médio evita o contato da caneleira com a pele, para essas aulas especificas é melhor usa-la. Essa prevenção é importante por mais que a academia seja limpa.


7) Não seja competitiva. Se a sua amiga faz exercício com um par de halteres maior que o seu não comprometa sua integridade física pegando um peso inadequado.


8) Não tenha medo de aumentar o peso. 90% das alunas de Ginástica Localizada e Musculação tem medo de aumentar o peso com medo de ficarem musculosas. Entendam que o aumento de massa muscular tem algumas regras e depende de diversos fatores. Regra básica. Muita carga e poucas repetições. Fatores: Genética, alimentação, frequência e anos de treino.


9) A dor muscular do dia seguinte faz parte do jogo, significa que você levou seus músculos ao limite, entretanto se ela for excessiva a ponto de dificultar extremamente sua movimentação habitual significa que você passou muito do seu limite. É importante manter uma regularidade no exercício mesmo que você esteja com muita dor muscular, treine com um pouco menos de carga e se precisar parar não se envergonhe o importante é manter o trabalho para que seus músculos se adaptem ao treinamento. Aos poucos você vai sentir menos dor muscular e vai conseguir se recuperar mais rápido mas no começo é preciso ter raça.

10) Hoje em dia os grandes preparadores físicos descobriram que recuperação faz parte do sucesso de um treinamento isto significa que se você não tiver dormido direito na noite anterior seu rendimento vai cair no treinamento, se você não tiver uma regularidade de horários na sua alimentação o mesmo vai acontecer, não adianta ficar sem almoçar e tomar 500ml de açai antes do treino da tarde. Em caso de doenças que diminuam sua resistência não treinem, se for só falta de sono ou de alimentação adequada treinem com moderação.

2 comentários: