sábado, 3 de janeiro de 2009

Step Training


Uma das aulas de ginástica mais fantásticas de todos os tempos.


Sua criadora a americana Gim Miller transformou uma sessão de fisioterapia em uma aula de ginástica. Explicando melhor, Gim fazia fisioterapia para se recuperar de uma lesão no joelho e o exercício era subir e descer de um degrau de uma escada por alguns minutos, ela se chateou com o tratamento acabou colocando uma música de fundo para animar e foi criando novas formas de subir e descer desse degrau, nascia a aula de Step.


A aula foi lançada mundialmente em 1990 e chegou ao Brasil nesse mesmo ano. A melhor professora de Step do Brasil na opinião de muitos professores incluindo eu se chama Cida Conti, depois dela podemos destacar os professores Andrea Vidal, Carol Macário, Alessandra Cersóssimo, Saturno e outros. Fora do Brasil tem dois brasileiros que se destacam bastante que são Gil Lopes e Marco Vilhegas que trabalham respectivamente na Itália e na Alemanha.


No nosso mercado brasileiro as aulas de step tem menor procura do que outras aulas na maioria das academias, isto ocorre porque hoje em dia com a evolução do fitness professores e alunos estão mais ''preguiçosos'', ou seja, é muito trabalhoso montar uma aula de step e montar o processo pedagógico da mesma, por outro lado o aluno tem que estar concentrado do começo ao fim da aula para conseguir aprender as coreografias. Entretanto ''esse é o grande barato da aula'', você treina sem perceber que esta treinando pois esta focado em aprender a coreografia, quando ela acaba é só curtir a sua vitória, para quem gosta de ''quebra cabeças'' é a aula perfeita. Podemos chamar de ''heróis'' os professores que hoje em dia lutam para manter as aulas de step vivas no Brasil, na Europa de acordo com relatos de colegas o Step ainda é uma das aulas mais procuradas nas academias. Faço parte dessa corrente ''Step Forever'' e luto com todas as forças para não permitir o extermínio dessa tão maravilhosa aula. Curtam um pouco o trabalho de grandes mestres dessa modalidade.








3 comentários:

  1. Adorei seu blog,queria um dia poder fazer uma aula dessa de step,vc prof me surpreende cada dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. eu tbm sou Prof de step, achei muito bacana o seu blog.
    grande abraço.

    Lellis personal

    ResponderExcluir
  3. Como eu faço pra criar um set de músicas pra uma aula de step, ou jump???

    ResponderExcluir