domingo, 11 de janeiro de 2009

Dança X Ginástica


Dança é ginástica? Ginástica é um tipo de dança? Muitas pessoas ainda confundem as coisas. Sem dúvida nenhuma a dança é uma atividade física muito agradável por sinal e que pode gerar benefícios físicos diversos inclusive emagrecer, porém, a ginástica possui caracteristicas diferentes que são determinantes para esclarecer essas dúvidas.


Os objetivos principais das aulas de dança são melhoras na coordenação motora, na sociabilização, na mobilidade entre outros. Os objetivos principais das aulas de ginástica são melhoras na resistência aeróbica, na velocidade de reação, no raciocínio lógico entre outros.


Curiosidade; a ginástica aeróbica mãe de todas as modalidades de ginástica de academia foi criada por uma bailarina americana chamada Jackie Sorensen com o nome inicial de Aerodance, porém, ela se popularizou quando uma atriz americana famosa chamada Jane Fonda transformou esse Aerodance em uma aula de ginástica chamada Aeróbica, quase 40 anos depois a ginástica aeróbica se modernizou e por incrivel que pareça voltou a ser o Aerodance.


No final dos anos 80 a ginástica aeróbica se ramificou em Cardio Funk, Low Impact (baixo impacto) e Hi Impact (alto impacto). No inicio dos anos 90 o Cardio Funk virou Street Dance e Low e Hi se fundiram em Hi Low Impact e vários ritmos diferentes apareceram como aulas de aeróbica como Aerobahia, Samba aeróbica, Afro aeróbica, Salsa Aeróbica etc. Hoje em dia Hi Low praticamente não existe mais e se transformou em Aerodance, alguns ritmos criaram independência como as aulas de Street Dance chamada hoje de Hip Hop, as aulas de Ritmos Latinos e as aulas de Axé entre outros. Estamos comentando apenas essa parte da conexão da dança com a ginástica e deixando de lado outras modalidades fundamentadas em coreografias como as aulas de Step, Jump, Combat e etc.


Como são as aulas de Aerodance hoje em dia? Veja nos vídeos.








Um comentário:

  1. NOoosssa adorei seu blog,,, to fazendo um blog,,, quase não postei nada, sou bachareu em educação física dou aula de jump, ginastica aeróbica, musculação e localizada e suas dicas são ótimas.... nome do meu blog: ginasticaedanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir