sábado, 24 de janeiro de 2009

Jump Fit: Empurrar a lona é preciso



A prof. Cida Conti é formada em Educação Física e ministrou mais de 600 cursos em mais de 20 países. Diretora da Fit.Pro e criadora do programa JUMP FIT, foi premiada pela ''Revista Veja'' como ''Melhor Professora de Ginástica de São Paulo'', e foi eleita ''Melhor Profissional de Fitness em 1995''.

O treinamento de força que inclui o uso regular de pesos livres, máquinas, peso corporal e outros equipamentos, tornou-se uma forma popular de atividade física. Sabemos que o treinamento de força poderá causar aumento da massa magra, ganho de força e potência muscular, além de ser útil como incremento no desempenho físico.

O minitrampolim (Jump) é o equipamento utilizado nas aulas deste programa e, diferentemente da cama elástica, deverá ser empurrado por meio de movimentos com as ''pernas''. Apesar do Jump Fit ser uma atividade cujo objetivo principal é a melhoria da resistência cardiovascular, sabemos que a força e resistência muscular poderão ser substancialmente incrementadas a medida que a lona do trampolim seja empurrada. A musculatura dos membros inferiores trabalha dinamicamente para alcançar a altura desejada nos ""saltitos'' e, quanto mais empurrarmos a lona, mais aumentaremos o componente de força nas aulas.

Alunos iniciantes naturalmente não deverão e nem poderão empregar níveis maiores de esforço na execução dos exercícios compulsórios do programa em função da sobrecarga orgânica decorrente do esgorço exagerado. Porém, á medida que os mesmos se adaptarem ao programa, deveremos estimulá-los para que empreguem níveis superioires de força , empurrando de forma mais intensa a lona do trampolim.

Empurrar o Jump contra a osteoporose

Interpretamos por osteoporeose a perda de massa de um ou mais ossos constituintes de nossos corpos. Como resultado desta perda, essas estruturas apresentarão uma significatica e progressiva fragilidade. Um osso que apresenta poros, certamente não poderá desempenhar suas funções normais, sobretudo a de sustentação do corpo. As células constituintes de nossos ossos estarão depositando constantemente minerais sobre o próprio tecido, toda vez que o mesmo se submeter a níveis superiores de esforço físico. Em função da sobrecarga gravitacional que ocorre quando empurramos vigorosamente a lona do trampolim nas coreografias sobre o Jump, os tecidos ósseos serão significativamente fortalecidos, a exemplo do que ocorre com vários grupos musculares envolvidos na prática do programa.

Porque empurrar a lona é importante?

1) A diminuição de gordura corporal está diretamente relacionada ao gasto de calorias por aula e, quanto mais empurramos, mais calorias gastaremos.

2) O nível de força exercida pelos membros inferiores aumenta á medida que a lona é mais empurrada, resultando em melhor ''shape'' para coxas e glúteos.

3) Estudos comprovam que o trabalho de força poderá trazer grandes resultados no aumento da densidade óssea. Quanto mais empurrarmos, mais força exerceremos com os membros inferiores, otimizando o estímulo proporcionado para ossos e músculos.

4) É muito mais divertido e contagiante!!!

Fonte:

Revista Super Treino, número 11, Dezembro/Janeiro 2005, pág 21.

2 comentários:

  1. Ah, eu adoro essa caminha elástica, viu!
    Muito boa a matéria. Não conhecia essa revista "Super Treino"... Boa dica!

    O blog tá super bacana viu!
    Parabéns!

    Bjoca, Cezão! Até a aula!

    ResponderExcluir