sábado, 27 de dezembro de 2008

Avaliação física


Você esta em forma? Tem certeza?


Só existe uma forma de confirmar a resposta a essa pergunta, fazendo uma avaliação física. Porque será que tantos praticantes de atividade física se recusam a fazer avaliação física? Porque as academias não tornam a avaliação física regular uma coisa obrigatória? Minha resposta pode ser cruel mas na minha opinião alguns donos de academia se preocupam mais com o dinheiro que podem ganhar do que com o condicionamento físico dos seus alunos. Dinheiro é importante senão a academia quebra, porém, se a academia se propôe a fazer um trabalho realmente sério ela tem que se preocupar e muito em fazer com que os alunos atinjam os seus objetivos.


Alguns donos de academia que eu conheço responderiam com a seguinte frase: ''A academia da esquina não obriga a fazer avaliação e cobra muito barato a avaliação também.'' Significa que o cara tem medo de perder o seu aluno por causa do preço da avaliação do vizinho ou pela falta de obrigatoriedade do mesmo. Eu já trabalhei com avaliação física e fui queimado dentro da própria academia pelos professores de musculação que tiravam as medidas dos alunos de graça quando iam trocar a ficha deles. Para maioria dos alunos só as medidas importam e isso eles podem fazer sosinhos comprando uma fita métrica se quiserem, porém, a análise de composição corporal tem um objetivo muito mais profundo do que simplesmente avaliar se o biceps cresceu ou se o bumbum diminuiu. Somada aos outros tipos de avaliação como a aferição de percentual de gordura, análise postural e flexiteste esse checkup vai dizer se o aluno realmente melhorou o seu nível de condicionamento físico ou não.


Vocês podem achar que eu sou meio paranóico mas também existe um pouco de ''medo de incompetência'' na parada, a avaliação física prova se o treinamento esta funcionando ou não. O aluno pode não estar perdendo gordura e a causa disso na maioria das vezes é uma alimentação ruim mas se o aluno esta perdendo massa muscular ou diminuindo o seu condicionamento aeróbico é porque o treinamento tem falhas. Quem esta falhando? O aluno que esta faltando ou o professor que não esta passando um treino adequado? A verdade dói. Uma aula de localizada mal feita pode aumentar o nível dos desvios posturais de um aluno.


Fato é que os alunos reconhecem quando um trabalho é bem feito, a motivação é uma coisa gradativa, quando o aluno começa a treinar ele esta motivado, a medida que o tempo vai passando essa motivação só aumenta se os resultados começarem a aparecer, caso contrário ela começa a diminuir e o aluno pode acabar mudando de modalidade ou de academia ou pior parando de praticar atividade física. Li uma frase não sei onde mas que tem tudo haver com o que estamos falando ''ninguém engana para sempre''. Por isso que os professores de educação física tem que estar sempre estudando, sempre fazendo cursos porque as coisas mudam, desde que eu comecei a dar aulas todo o verão nasce uma aula de ginástica nova, um equipamento novo na musculação, uma dieta nova etc.


Eu sou um dos poucos professores de ginástica que conheço que incentiva os alunos a fazerem avaliação física e a estarem sempre fazendo as reavalições, infelizmente são poucos que me ouvem. Mas não vou desistir, se você é aluno recomendo que você faça avaliação física regularmente, essa é a única forma de saber se você esta evoluindo nos treinos ou se esta denegrindo. Se o seu condicionamento estiver denegrindo ''cobre explicações dos seus professores'', se eles souberem o que estão fazendo eles vão te orientar melhor, caso o contrário, na próxima avaliação você vai descobrir se eles te enrolaram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário