segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Entrevista com Raquel Call


Raquel Call é uma brasileira instrutora de Zumba Fitness que é um dos programas de ginástica que mais cresce no mundo e esta começando a crescer no Brasil recentemente. Ao fazer duas de suas aulas virei fã do seu carisma e de sua energia. Resolvi entrevista-la para conhecermos um pouco mais sobre o seu trabalho com Zumba nos Estados Unidos.
 
1) Como você conheceu a aula de Zumba? Assim que fez a primeira aula já pensou em se tornar uma instrutora?
Re: A academia que eu treinava começou a oferecer aulas de Zumba. Experimentei uma vez e no mesmo dia já me inscrevi para me tornar professora de Zumba. Foi paixão na primeira aula.


2) Após o treinamento como foi a primeira aula que você ensinou?
Re: Após o treinamento, eu ensinei numa academia chamada YMCA em Oklahoma. Tinham 6 pessoas e todas amaram! A energia foi ótima, eu me perdi várias vezes pois estava bem nervosa, mas todo mundo gostou e voltou na semana seguinte.

 

 3) De todos os ritmos possiveis de serem usados em uma aula de Zumba qual você curte mais?
Re: Eu no começo não gostava de salsa, demorou uns 3 anos ensinando para eu gostar e hoje eu amo salsa! O meu predileto ainda é o merengue. Eu me divirto muito ensinando merengue.



4) Você se inspirou em algum instrutor de Zumba para desenvolver o seu estilo? Quem?
Re: Sim claro! Me inspirei na minha instrutora de Zumba, a Priscila Mirabal ( que para minha sorte é a ZES de Oklahoma). Ela é tudo!!!!! Eu sou o que sou por causa do exemplo dela.
 
 
5) Que países você já visitou e ensinou Zumba? Que países você gostaria de conhecer e ensinar Zumba?
Re: Eu dei aulas de Zumba em Oklahoma, California, Florida e Utah. Também dei aulas de Zumba em Diadema, São Paulo, São José dos Campos, Campinas e Valinhos. Quero conhecer o mundo todo ensinando Zumba.
 
6) O Zumba já esta no Brasil a um certo tempo mas ainda não explodiu. Por que você acha que isso acontece?
 
Re: O Zumba ainda não explodiu por falta de marketing por parte da empresa. Nos Estados Unidos a aula de Zumba demorou uns 8 anos para ficar bem popular. As pessoas tem que provar por si mesmos por um tempo antes de verem os resultados. Eu acredito que em alguns anos Zumba será o programa de Fitness mais popular do Brasil. A empresa Zumba Fitness irá investir bastante no Brasil.



7) Quais são os ritmos que seus alunos curtem mais? Tem algum ritmo que você trabalha menos com eles?

Re: Meus alunos são 50% americanos, 20% brasileiros, 20% latinos e 10% asiaticos. Quando eu ensino uma música que foi popular no passado que todo mundo conhece como Shakira, Ricky Martin, ou músicas populares no presente como Psy, os alunos vibram mais e curtem mais. O ritmo merengue é mais divertido e queima mais calorias na minha opinião. Para os latinos, eles amam a salsa. Dai depende da cultura de cada um.
 
8) Você só mantém a sua forma com aulas de Zumba ou você faz algum treinamento complementar como musculação ou yoga?
 
Re: Eu ensino Zumba a 4 anos e não faço outras atividades físicas de academia. Ensino 3 aulas por dia, 6 dias por semana. Eu ensino Zumba Toning que ajuda a tonificar meu corpo e estou em ótima forma. A um mês eu comecei a praticar yoga e estou gostando bastante.
 
 
9) Você tem diversos certificados: Zumba Fitness, Zumbatomic, Zumba Toning entre outros. Você pretende fazer todos os treinamentos ou acha que esses são os suficientes?

Re: Eu já fiz todos os treinamentos só me faltando o Zumba Sentao que farei com certeza. Eu ensino Zumbatomic todas as segundas feiras, ensino 6 aulas de Zumba Toning por semana e 10 aulas de Zumba Fitness. Ja ensinei Aqua Zumba, mas não gostei e já ensinei o Zumba Gold que também foi ótimo mas muito devagar para mim, pois tenho muita energia. Acho importante ter todos os certificados. Estou estudando para prestar a AFFA esse ano ainda e irei fazer a faculdade de educação fisica pois amo meu trabalho.

10) Para encerrar, você tem algumas dicas para os instrutores que estão começando a dar aulas de Zumba?

Re: Primeiro: Paciência. Você acabou de pegar a licença e não será perfeito de uma hora pra outra. O seu sucesso irá depender de quantas horas você treinar em casa com os DVDs que a Zumba providencia. Quanto mais praticar melhor. Estar sempre com um grande sorriso no rosto mostrando que você é uma pessoa animada e feliz ajuda muito. Isso é muito importante pois ajuda os alunos a se sentirem bem, felizes e saudáveis. Zumba ajuda muito no lado emocional dos alunos. Tem tirado muitos da depressão e ansiedade, inclusive eu.
 
Segundo: Seja ZIN member. Pague todo o mês para continuar recebendo treinamentos em casa e também quando puder venha a Conferência de Zumba e na Convenção.
 
Terceiro: Seja amigo dos outros professores de Zumba na área e no Brasil. Eu já vi muitas pessoas competindo para mostrar quem é o melhor, mas isso gera um sentimento ruim entre os alunos. Acho que todo mundo pode ser bem sucedido e serem amigos. Um respeitando o trabalho do outro.
Zumba Love!



Um comentário: