Raquel Call é uma brasileira instrutora de Zumba Fitness que é um dos programas de ginástica que mais cresce no mundo e esta começando a crescer no Brasil recentemente. Ao fazer duas de suas aulas virei fã do seu carisma e de sua energia. Resolvi entrevista-la para conhecermos um pouco mais sobre o seu trabalho com Zumba nos Estados Unidos.
1) Como você conheceu a aula de Zumba? Assim que fez a primeira aula já pensou em se tornar uma instrutora?
Re: A academia que eu treinava começou a oferecer aulas de Zumba. Experimentei uma vez e no mesmo dia já me inscrevi para me tornar professora de Zumba. Foi paixão na primeira aula.
2) Após o treinamento como foi a primeira aula que você ensinou?
Re: Após o treinamento, eu ensinei numa academia chamada YMCA em Oklahoma. Tinham 6 pessoas e todas amaram! A energia foi ótima, eu me perdi várias vezes pois estava bem nervosa, mas todo mundo gostou e voltou na semana seguinte.
3) De todos os ritmos possiveis de serem usados em uma aula de Zumba qual você curte mais?
Re: Eu no começo não gostava de salsa, demorou uns 3 anos ensinando para eu gostar e hoje eu amo salsa! O meu predileto ainda é o merengue. Eu me divirto muito ensinando merengue.
4) Você se inspirou em algum instrutor de Zumba para desenvolver o seu estilo? Quem?
Re: Sim claro! Me inspirei na minha instrutora de Zumba, a Priscila Mirabal ( que para minha sorte é a ZES de Oklahoma). Ela é tudo!!!!! Eu sou o que sou por causa do exemplo dela.
5) Que países você já visitou e ensinou Zumba? Que países você gostaria de conhecer e ensinar Zumba?
Re: Eu dei aulas de Zumba em Oklahoma, California, Florida e Utah. Também dei aulas de Zumba em Diadema, São Paulo, São José dos Campos, Campinas e Valinhos. Quero conhecer o mundo todo ensinando Zumba.
6) O Zumba já esta no Brasil a um certo tempo mas ainda não explodiu. Por que você acha que isso acontece?
7) Quais são os ritmos que seus alunos curtem mais? Tem algum ritmo que você trabalha menos com eles?
Re: Meus alunos são 50% americanos, 20% brasileiros, 20% latinos e 10% asiaticos. Quando eu ensino uma música que foi popular no passado que todo mundo conhece como Shakira, Ricky Martin, ou músicas populares no presente como Psy, os alunos vibram mais e curtem mais. O ritmo merengue é mais divertido e queima mais calorias na minha opinião. Para os latinos, eles amam a salsa. Dai depende da cultura de cada um.
8) Você só mantém a sua forma com aulas de Zumba ou você faz algum treinamento complementar como musculação ou yoga?
Re: Eu ensino Zumba a 4 anos e não faço outras atividades físicas de academia. Ensino 3 aulas por dia, 6 dias por semana. Eu ensino Zumba Toning que ajuda a tonificar meu corpo e estou em ótima forma. A um mês eu comecei a praticar yoga e estou gostando bastante.
9) Você tem diversos certificados: Zumba Fitness, Zumbatomic, Zumba Toning entre outros. Você pretende fazer todos os treinamentos ou acha que esses são os suficientes?
Re: Eu já fiz todos os treinamentos só me faltando o Zumba Sentao que farei com certeza. Eu ensino Zumbatomic todas as segundas feiras, ensino 6 aulas de Zumba Toning por semana e 10 aulas de Zumba Fitness. Ja ensinei Aqua Zumba, mas não gostei e já ensinei o Zumba Gold que também foi ótimo mas muito devagar para mim, pois tenho muita energia. Acho importante ter todos os certificados. Estou estudando para prestar a AFFA esse ano ainda e irei fazer a faculdade de educação fisica pois amo meu trabalho.
10) Para encerrar, você tem algumas dicas para os instrutores que estão começando a dar aulas de Zumba?
Re: Primeiro: Paciência. Você acabou de pegar a licença e não será perfeito de uma hora pra outra. O seu sucesso irá depender de quantas horas você treinar em casa com os DVDs que a Zumba providencia. Quanto mais praticar melhor. Estar sempre com um grande sorriso no rosto mostrando que você é uma pessoa animada e feliz ajuda muito. Isso é muito importante pois ajuda os alunos a se sentirem bem, felizes e saudáveis. Zumba ajuda muito no lado emocional dos alunos. Tem tirado muitos da depressão e ansiedade, inclusive eu.
Segundo: Seja ZIN member. Pague todo o mês para continuar recebendo treinamentos em casa e também quando puder venha a Conferência de Zumba e na Convenção.
Terceiro: Seja amigo dos outros professores de Zumba na área e no Brasil. Eu já vi muitas pessoas competindo para mostrar quem é o melhor, mas isso gera um sentimento ruim entre os alunos. Acho que todo mundo pode ser bem sucedido e serem amigos. Um respeitando o trabalho do outro.
Zumba Love!
AMEI CEZAR!!! Voce eh demais!!!! :) OBrigada
ResponderExcluir