domingo, 24 de julho de 2011

Estética X Funcionalidade

Com a proximidade do verão em breve a busca frenética pelo ''corpo perfeito'' vai se reiniciar, fazem 15 anos que eu vejo isso acontecer. Muitas pessoas que nunca praticaram nenhuma atividade física em academia vão cair de paraquedas nas aulas de ginástica, algumas vão se apaixonar e ficar por anos praticando mas a grande maioria vai desistir antes do natal. É dificil explicar para algumas pessoas principalmente para as mulheres que mais vale um corpo com alto nível de funcionalidade do que com alto nível de estética. O corpo mais comentado nos ultimos meses pelas alunas da academia é o corpo da Deborah Secco, muitas alunas querem ficar com o corpo igual ao da atriz mesmo não tendo o biotipo adequado para isso. Os homens por sua vez querem o ''famigerado'' abdômen tanquinho mas não querem parar de tomar cerveja, ai fica dificil. Eu costumo fazer uma piada com isso: ''Para que serve um tanquinho se o mais importante é o funcionamento da torneira?''

Infelizmente ainda não existe a consciência por boa parte dos alunos de que nem sempre um corpo musculoso é um corpo com nível de funcionalidade adequada. Por exemplo: Eu tenho alunas que tem um corpo bonito mas não tem flexibilidade para pegar na ponta dos pés com as pernas estendidas, tem outras que são extremamente flexiveis mais falta resistência aeróbia para subir um lance de escadas correndo sem botar os pulmões para fora, conheço algumas corredoras que tem um bom par de pernas mas tem braços fraquissimos enfim falta ''harmonia'' na maior parte dos alunos.
Pensando dentro do ponto de vista empresarial é mais fácil vender para os alunos a probabilidade de adquirirem o corpo que eles querem do que de vender a probabilidade do corpo que eles ''precisam''. Fato é que as mulheres nunca se satisfazem por completo. Se elas são magras querem ganhar mais corpo, se tem mais corpo querem ser magras, se o bumbum é grande querem diminuir, se é pequeno querem aumentar, se as coxas são grossas querem afinar se são finas querem engrossar, enfim, para que ficar ''brigando'' com elas? É mais fácil tentar fazer o que elas querem. Cabe aos professores a palavra ''bom senso'' pois existem alunos que podem adquirir o ''vício em malhação'' e possivelmente a obsessão pela estética. Muita gente conhece a palavra ''anorexia'' mais poucos conhecem a palavra ''vigorexia'', é um disturbio psicológico que acontece com obsessivos por malhação. Essas pessoas se olham no espelho e se vêem fracas por mais fortes que estejam. Reflitam sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário