domingo, 19 de junho de 2011

Marketing X Competência

Em São José dos Campos são poucas as academias que trabalham com as poderosas empresas que prestam serviços de ginástica coletiva Body Systems e Radical Fitness, o poder de marketing dessas empresas é enorme e as médias e grandes academias eram muito dependentes desses serviços. Leram direito "eram muito dependentes". As aulas criadas pelos melhores professores de ginástica do mundo são realmente fantásticas, simples, bem coreografadas, eficientes, eficazes divertidas e dominaram o mercado por pouco mais de 10 anos. Hoje em dia alguns professores estão pirateando o material didático da Body Systems e ministrando aulas sem ter passado pelo treinamento teórico e prático fornecido para os professores licenciados, isso não é justo com os professores que pagam para obter os cds e os vídeos das aulas e não pagam barato.
O pior disso tudo é que alguns professores licenciados estão passando esse material didático para terceiros e ganhando dinheiro com isso, sei de alguns professores que até ''ensinam'' essas pessoas a darem aula. Por esse motivo a Body Systems enfraqueceu pelo menos em São José dos Campos onde dá para contar nos dedos o número de academias que é filiada a empresa. A Radical Fitness infelizmente tem menos academias licenciadas em São José dos Campos, porém, não existe a pirataria de material didático pois os professores são mais comprometidos com a empresa, pelo menos por enquanto. Existem duas novas linhas de programas de Ginástica coletiva despontando na cidade uma delas é a linha YFitness e a outra a linha Runner. A YFitness é toda uma linha de programas de Ginástica coletiva desenvolvida por professores da ACM (Associação Cristã de Moços) e a rede de academias Runner criou seus próprios programas de Ginástica adaptados para sua realidade de trabalho.
Um professor que eu admiro muito chamado Edu Costa disse uma frase que me marcou muito e não vou cansar de repeti-la: ''Quem sabe cria, quem não sabe copia''. Os programas YFitness são semelhantes aos programas da Body Systems mas apenas na essência porque os métodos são bem diferentes o mesmo posso dizer dos programas da Runner. Os programas da Radical Fitness são inovadores e por enquanto não tem nada parecido no mercado, eles incentivam os professores a serem mais do que instrutores eles querem formar coreógrafos de alto nível.
Não quero questionar os métodos das empresas pois isso seria cuspir no prato que comi por vários anos, mas preciso colocar um parâmetro de reflexão para os professores de ginástica coletiva e para os alunos que amam fazer aulas de ginástica. Então deixo a seguinte questão no ar: ''Estudar as coreografias dos melhores professores do mundo garante que o professor irá reproduzir essas coreografias com nível técnico satisfatório?''
O poder de marketing dessas empresas garante que as aulas são fantásticas e realmente são pois trabalho com elas a muitos anos e cresci muito técnicamente devido aos treinamentos com essas aulas, mas a questão principal é será que a maioria dos professores licenciados é competente o suficiente para manter a qualidade dessas aulas?
Uma nova geração de programas de Ginástica Coletiva está sendo estruturada e com muito orgulho posso dizer que faço parte da criação e gerenciamento desses programas, novas aulas, novos professores, novas metodologias e não posso adiantar mais informações, porém, espero que o mundo não acabe em 2012 porque muitas emoções me aguardam e a todos que são meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário