Cross Training ou Treinamento Cruzado é a combinação de várias modalidades em uma rotina de treinamento visando um objetivo específico. O sucesso desse treinamento depende de uma série de fatores e de uma série de detalhes que variam de pessoa para pessoa. Por muitos anos esse tipo de treinamento tem sido usado no esporte de alto nível no começo de temporada quando os atletas estão recuperando sua forma física.
Hoje em dia o Cross Training é usado em academias, porém, muita gente não sabe que ele tem esse nome e até alguns professores desconhecem a existência desse tipo de trabalho. Esse trabalho acaba sendo então executado de forma instintiva tanto por parte dos alunos quanto por parte de alguns professores. O que acontece é que poucos professores dominam todos os setores de uma academia, ou seja, os professores de musculação geralmente não entendem de ginástica que geralmente não entendem de natação que geralmente não entendem de artes marciais que geralmente não entendem de dança. Como pode então um professor orientar o aluno a praticar todas essas modalidades em uma mesma semana???
A palavra bom senso é muito importante nesse momento e o objetivo principal do aluno mais ainda. Vou apresentar alguns exemplos bem comuns em academias.
Exemplo 1: Aluna obesa, sedentária, mais de 30 anos que quer emagrecer.
Na maioria das academias jogariam essa aluna nas aulas aeróbicas de ginástica de preferência nas mais intensas como Spinning e Jump 5 vezes por semana. Entretanto se essa aluna nunca praticou atividade física essa estratégia não funcionará porque ela não terá condicionamento físico para fazer a aula inteira mesmo trabalhando com opções e ela sofrerá um grande desgaste articular com esse treinamento. Sugestões: Musculação 3 vezes por semana com um trabalho de esteira ou bicicleta no final do treino ou aula de Ginástica Localizada combinando com esse mesmo trabalho de esteira após a aula. Por ser sedentária ela precisa de mais atenção para se motivar a continuar a prática de exercícios e tanto a musculação quanto a Ginástica Localizada vão suprir essas necessidades, com o passar do tempo ela se sentirá mais confiante e terá as articulações mais protegidas para encarar outros tipos de atividades como aulas de Step, Jump e até a aula de Spinning.
Exemplo 2: Aluna obesa, veterana em ginástica que quer perder peso.
Se ela é veterana significa que se alimenta mal ou não treina direito ou os dois motivos. Para atingir seus objetivos essa aluna precisa seguir rigorosamente alguns príncipios. São eles:
- Príncipio da Continuidade: Quanto maior for a sua frequência nas aulas maiores serão os seus ganhos.
- Príncipio da Sobrecarga: Depois de um tempo treinando com pesos o corpo só vai continuar evoluindo se a sobrecarga for aumentada, então, aumente sem medo os pesos dos halteres e das caneleiras. Algumas alunas de ginástica treinam por anos com os mesmos pesos de caneleiras e halteres com medo de ficarem masculinizadas, medo esse que é ridiculo pois para mulheres é preciso ALGO MAIS para ficar masculizada treinando com pesos se é que vocês me entenderam.
Exemplo 3: Aluna obesa, veterana em ginástica que quer perder peso e definir a musculatura.
Para definir a musculatura precisamos entender que é necessário diminuir a gordura corporal como um todo e manter ou aumentar a massa magra (músculos). Isso é muito dificil porque esses dois treinamentos são antagônicos e a dosagem precisa ser adequada para que os resultados de um desses treinamentos não se sobreponha sobre o outro, ou seja, se você treinar muito mais a parte aeróbica do que o treinamento de força você vai perder gordura mais vai também perder massa magra, se você treinar muito mais força do que aeróbico você pode crescer demais e não conseguir a definição que você quer, portanto, é mais dificil mas não é impossível a tão sonhada deifinição muscular, geralmente se treina mais aeróbico no começo e o trabalho de força vai sendo ajustado de acordo com os resultados das avaliações físicas regulares. Detalhe importantissimo, sem avaliação física constante o professor não tem dados para mudar o seu treinamento para que você chegue a tão sonhada definição muscular.
Considerações finais:
Seus objetivos tem que ser claros e hierarquicos por exemplo:
Primeiro quero emagrecer, depois quero aumentar a massa muscular e por último definir os músculos.
Alunos conversem com os seus professores sobre os seus objetivos, professores conversem com os seus alunos sobre os objetivos deles.