domingo, 27 de março de 2011

Update 1 - SJC - Fitpro - Março/2011




Neste sábado dia 23/03/11 participei de mais um update da FitPro/Radical Fitness. Desde 2005 participo desse evento que ocorre 4 vezes por ano mais precisamente de 3 em 3 meses. É um evento obrigatório de atualização técnica para os professores que são licenciados nos programas de ginástica que essas empresas gerenciam.



O evento começou pontualmente as 9:00hs com a aula de ginástica localizada mais radical do planeta o Extreme 55. A aula foi ministrada no formato reduzido de 30 minutos mas foi o suficiente para moer minhas pernas e meus triceps. Em São José dos Campos só existem dois professores que são licenciados para trabalhar com esse tipo de aula, um deles sou eu e a outra é minha namorada Marcia. Temos então a responsabilidade de ficar na frente da turma e darmos o máximo. Na foto abaixo um aquecimento básico do Extreme com algumas corridas, polichinelos e movimentos de aeróbica e de localizada. O meu momento preferido dessa aula foi o treino Power2 com uma das músicas tema do UFC, rock pesado, pliometria e afundos agressivos. Pernas levadas ao limite. Show de bola.



Após um curtissimo intervalo fomos para aula de Mega Dance para dar uma relaxada nos músculos estressados e trabalhar nosso coração, coordenação, ritmo, velocidade de reação e assimilação de movimentos. Apesar de não ser licenciado para trabalhar com esse programa confesso que se um dia pintar a oportunidade estarei enfrentando o treinamento de capacitação do mesmo. Meu momento preferido foi o treino de Hip Hop, show de música e de estilo me senti dentro de um vídeo clipe do Usher.





Após esses 30 minutos de curtição veio a aula de Power Mix que é uma aula que podemos dizer que reproduz o treino realizado dentro de uma sala de musculação só que com música e de forma coreografada. A definição da treinadora Luciana Nery é perfeita, a barra e as aninhas substituiriam os equipamentos de musculação e o Step e a Aeróbica substituiriam a esteira e a bicicleta ergométrica. Não sou licenciado nesse programa mas já fui licenciado em um programa similar que também usava barras e anilhas. Se pintar a oportunidade faço o treinamento para me licenciar nesse programa tranquilamente. É dificil escolher um momento preferido nessa aula mas como eu adoro fazer Supino vou deixar a super série dele como destaque.







Enfim, 30 minutos depois meus braços estavam totalmente moídos, as pernas bambas e ainda restava a aula de Jump Fit. Tomei meia garrafa de água, comi um clube social escolhi meu Jump e fui a luta. O mix 40 esta show, as músicas levantam muito o astral e o Cardio 4 feito com vontade realmente é muito forte. O coração resistiu, as pernas aguentaram até o final e os braços não perderam a força, a maratona de 2 horas foi vencida mais uma vez. Depois da aula de Jump Fit ainda tivemos uma palestra de 30 minutos que falava do formato de IMF (Formato de Música Inteligente) usado na aula de Power Mix.





As treinadoras Luciana Nery e Larissa Rios foram as professoras que ministraram essas aulas e já vem a algum tempo dominando os updates do Vale do Paraiba. Ver o profissionalismo delas me faz recarregar as baterias e começar a semana com um novo gás. Será que o povo da academia aguentaria uma maratona dessas?



























domingo, 20 de março de 2011

Hipertrofia X Definição Muscular X Treinamento Aeróbio


Acredito que a maioria das mulheres não gostaria de ter um corpo tão musculoso e definido quanto esse, porém, existe uma facção que treina muito para tentar chegar nesse nível. O aumento do volume muscular se chama hipertrofia e esse treinamento combinado com uma alimentação adequada gera definição muscular que é o que vemos na atleta da foto. Uma aluna que pratica musculação me perguntou se o treinamento aeróbio atrapalha o ganho de massa muscular e se beneficia o ganho de definição muscular. Após uma breve pesquisa descobri que esse assunto é polêmico entre os mestres da preparação física por isso ao invés de defender a bandeira de uma facção ou outra prefiro deixar as informações básicas no ar. Primeiro é necessário entender que não existe um método de treinamento de musculação especifico que promova definição muscular, o que acontece é uma série de procedimentos que aliados a um treinamento de musculação promove a definição muscular. Como que atletas iguais a moça da foto acima fazem? Existe todo um planejamento que varia de pessoa para pessoa, porém, se eu fosse prescrever um treinamento para uma atleta iniciante eu faria um ciclo de treinamento de resistência muscular por uns 3 meses, depois faria um ciclo de treinamento de hipertrofia de mais ou menos 6 meses e em seguida faria um treinamento de manutenção da massa muscular e acrescentaria uma série de treinamento aeróbio para diminuir o percentual de gordura e gerar a famigerada definição muscular. Teóricamente esse treinamento combinado com uma suplementação adequada e uma alimentação equilibrada certamente trará a tão desejada definição muscular, mas é uma batalha de aproximadamente um ano de treino.


Na teoria é fácil chegar no nível de definição muscular da foto, porém, na prática existem inúmeros fatores que podem facilitar ou dificultar o resultado. Os exercícios escolhidos, a quantidade de séries, a quantidade de repetições, a frequência do treinamento, os desvios posturais do aluno, lesões antigas ou recentes, a genética, a combinação do treinamento de musculação com outras modalidades, o tipo de trabalho da pessoa, o tipo de alimentação, a qualidade do sono, os hormônios e a suplementação ou não. Dentre todos esses fatores o que mais interessa a maioria dos alunos homens é a combinação da musculação com treinamento aeróbio, ou seja, ajuda ou atrapalha? Fato. Se você treinar hipertrofia sem suplementação 5 vezes por semana e fazer treinamento aeróbio de alta intensidade como aulas de Spinning ou Jump 5 vezes por semana vai ser muito dificil você aumentar sua massa muscular, com suplementação talvez você consiga um pequeno aumento, mas se não conseguir é porque a intensidade do exercício aeróbio esta queimando mais massa muscular do que seu corpo consegue repor. Lembrete. Exercício aeróbio queima gordura mas também queima massa muscular, alimentação adequada evita perda de massa muscular e suplementação faz os músculos se recuperarem mais rápido e facilitam o processo de hipertrofia.
Já defini que meus próximos cursos de atualização vão ser voltados para as áreas de nutrição esportiva e suplementação, na preparação física eu me garanto mas para conseguir que alguma das minhas alunas chegue no físico da foto caso alguém queira é necessário ter esses conhecimentos bem afiados.












sábado, 12 de março de 2011

O que você realmente precisa


Quando alguém fala a palavra ''academia'', geralmente a primeira imagem que vem a nossa mente é a de um corpo ''sarado'', porém, as pessoas que não são atletas não precisam realmente ter um corpo absurdamente musculoso. Quando fazemos uma avaliação física descobrimos qual é o nosso percentual de gordura atual e qual deveria ser o nosso percentual de gordura ideal para sermos considerados ''saudáveis'', ou seja, sem risco de termos doenças relacionadas a falta de exercícios ou a obesidade. O IMC (Indice de Massa Corporal) determina de forma significativa para pessoas que não são atletas mais ou menos qual deveria ser o peso ideal delas. Podemos dizer aproximadamente que uma pessoa de 1,80 cm deveria pesar no máximo 80 kilos para ser saudável, não estamos levando em consideração o tipo físico nem o percentual de gordura mas é um parâmetro que funciona para muitas pessoas.
O tão desejado ''abdômen tanquinho'' não é necessário para quem não é atleta, o biceps com volume maior que 40 cm é exagerado para quem não precisa usá-lo em uma competição, entretanto existe uma ''distorção'' na imagem do que é um corpo realmente saudável. Se analizarmos fotos ou vídeos das décadas de 80, 90 e atual vamos perceber uma enorme diferença nos corpos da moda dessas épocas. Por exemplo nos anos 80 que foi a década onde tudo começou no mundo das academias o corpo da moda era um corpo bem magro e esguio, as mulheres mais desejadas dessa época não tinham seios e nem bumbuns grandes. Nos anos 90 os filmes de Silvester Stallone e Arnold Swarzenneguer incentivaram os homens a treinar pesado para ficarem com um corpo semelhante ao dos atores, as mulheres começaram a ficar um pouco mais fortes mas não tanto quanto nos dias de hoje onde a mulher da coxa grossa e do bumbum grande domina as baladas.
Como toda moda se modifica o corpo da moda nos dias de hoje é um corpo mais harmônico. Embora muita gente ainda seja verdadeiramente obsecada pelo abdômen tanquinho e pelo bumbum empinado vou sempre lembrar que essa vaidade estética ultrapassa o limite do considerado ''saudável'', a lei da gravidade é imperdoável e espero chegar na terceira idade da mesma forma que o senhor da foto acima. Vamos continuar treinando mas sem grande obsessão, o corpo das mulheres bonitas da televisão, rainhas de bateria e outras não é um corpo obtido apenas com ginástica, por trás de um treinamento realmente intenso existe um controle alimentar absurdo regado a suplementação e a tratamentos estéticos, não posso provar o que vou dizer agora por isso vou dizer que suspeito que algumas dessas mulheres tenham ingerido anabolizantes.
Venham para academia agora com outra mentalidade, pensem em adquirir um corpo harmônico ao invés de um ''corpo sarado'', um corpo que possue condicionamento físico equilibrado de uma forma geral, um coração forte e músculos resistentes e flexiveis com um percentual de gordura no nível adequado. Estou cada vez mais adquirindo uma mentalidade Wellness.

domingo, 6 de março de 2011

Especificidade


A foto acima é de uma metodologia de treinamento funcional chamada treinamento suspenso, a quantidade de recursos metodológicos e de equipamentos desenvolvidos para prática do treinamento funcional aumenta a cada ano e a modalidade cresce exponencialmente. A evolução natural das coisas é responsável por esse crescimento pois a palavra ''resultado'' é uma coisa que vem sendo rigorosamente procurada e o treinamento funcional trás o mesmo de formas cada vez mais rápidas. Tem vários motivos técnicos pelos quais o treinamento funcional é tão eficaz, porém, o principal ao meu ver é relacionado a uma outra palavra importante chamada ''especificidade''.
Os 3 pilares da preparação física são o treinamento de resistência aeróbica, o de força e o de flexibilidade, paralelamente a esses tipos de treinamento se desenvolvem outras valências físicas como resistência muscular, agilidade, coordenação etc. Cada modalidade esportiva ou física possui caracteristicas específicas e valências físicas que são mais usadas do que outras durante a prática.
Por exemplo em uma aula de Budô Fit ou Body Combat a resistência aeróbica é a principal valência treinada, porém, a resistência muscular é treinada constantemente de acordo com a potência que é colocada em cada golpe e a flexibilidade é treinada de forma ativa quando se dão chutes. Se nós pegassemos dois alunos inicantes colocassemos um deles na aula de Budô Fit e treinassemos a resistência aeróbica do outro na esteira, a resistência muscular na musculação e a flexibilidade na aula de alongamento e depois de uns 3 meses colocassemos os dois juntos em uma aula de Budô Fit eu tenho certeza quase que absoluta que o aluno que começou praticando apenas Budô Fit terá um desempenho melhor na aula do que o outro que treinou as mesmas valências físicas. Porque? Por causa da palavra ''especificidade'', pedalar, correr e nadar são exercícios aeróbicos mas se você pegar um campeão de natação e colocá-lo para correr contra um campeão de corrida o nadador vai perder feio. O treinamento funcional proporciona uma preparação física específica que pode melhorar o desempenho átlético de uma pessoa no esporte que ela pratica, voltando ao exemplo acima se eu treinasse o aluno número dois de forma Funcional na hora da aula de Budô Fit o desempenho dele não seria tão inferior ao desempenho do aluno número um.
A modernidade como já dito faz com que a procura do caminho mais curto pelo resultado seja maior. Cada vez mais as metodologias do treinamento funcional estão invadindo as salas de Musculação, de Ginástica e até de Pilates. Viva a modernidade!