sábado, 28 de agosto de 2010

Novos horizontes


Após 15 anos dando aulas de ginástica e pegando alguns alunos de Personal no meio do caminho dentro das salas de musculação por necessidade da academia acabei me tornando professor de musculação e avaliador físico. Nesses meses que passaram após o meu último post foi muita correria para me atualizar em avaliação física e solidificar meus conhecimentos na área de musculação.
A carga horária aumentou, a grana aumentou mas a resposabilidade triplicou. Imaginem a situação. Aulas de ginástica na parte da manhã, ficar na musculação na parte da tarde, avaliação física no começo da noite e aulas de ginástica no final da noite. Umas 10 horas de trabalho de segunda a sexta e umas 4 horas de trampo no sábado de manhã. Quem trabalha com ginástica sabe que quando trabalhamos com aulas tradicionais precisamos criar e ensaiar as coreografias e com aulas pré-coreografadas temos que perder os finais de semana ensaiando para mandar a aula durante a semana.
A alguns posts atrás contei sobre a rivalidade entre Musculação e Ginástica que ocorreu em algumas academias que trabalhei, hoje eu tenho a responsabilidade de montar fichas de treino para alunos que querem combinar o treinamento na sala de ginástica com o treinamento na sala de musculação isso munido com as informações obtidas após a avaliação física. Tô pirando geral mas em breve terei dois estagiários para me ajudar, entretanto vejo essa nova oportunidade de trabalho como uma forma de evitar essa batalha entre musculação e ginástica. Estou conseguindo arrancar algumas pessoas das esteiras e mandando para as aulas de Jump, mandar os homens fortões para as aulas de alongamento e pegar aquelas magrelas que só curtem fazer aulas aeróbias e coloca-las para treinar na sala de musculação, tá dificil mas tá rolando.
Seria interessante se os professores de musculação de vez em quando fossem fazer algumas aulas de ginástica para entender o funcionamento das mesmas com o intuito de facilitar o seu trabalho na hora de montar um treino para um aluno que quer combinar musculação com ginástica. O professor precisa sentir na pele o que o aluno dele vai sentir. Com os professores de ginástica mesma coisa eles precisam fazer musculação para poder orientar o seu aluno de ginástica também. Sobre a avaliação física o diagnóstico sempre passa pelas mãos dos professores de musculação e dificilmente passa pelas mãos dos professores de ginástica muitos destes nem saberiam o que fazer se pegassem o resultado de uma avaliação física infelizmente sem menosprezar a categoria mas é uma verdade pois muitos alunos só fazem ginástica e quando fazem a avaliação física precisam de orientação dos seus professores de ginástica para atingir os seus objetivos e corrigir suas deficiências.
Viva o trabalho duro.