sábado, 22 de maio de 2010

Resgate da Aeróbica

A Ginástica Aeróbica é para alguns saudosistas como eu a ''mãe'' de todas as outras modalidades de ginástica de academia. Eu não pude curtir muito pois conheci a modalidade no princípio de sua decadência em 1994. De acordo com as lendas da modalidade tudo começou a partir de 1988 e atingiu o auge em 1990.
O que alavancou a modalidade nas academias foram sem dúvida nenhuma os campeonatos de Aeróbica que era muito emocionantes onde os principais professores e principais alunos das principais academias do país competiam entre si durante o ano e no final do ano ocorria uma grande final em São Paulo com os melhores atletas do Brasil, os campeões formavam a seleção brasileira de Aeróbica e iam disputar o Campeonato Mundial que inicialmente era apenas em alguma cidade dos Estados Unidos criadores da modalidade e do esporte.
Me emocionei muito fazendo aula das lendas da modalidade nas convenções da Fitness Brasil. Paulo Akiau, Monica Tagliari, Anchieta, Murilo Guerra e outros grande mestres do Brasil e de fora do Brasil como o lendário Marcos Irwin.
Na minha opinião o principio da decadência ocorreu por vários fatores. Haviam muitos ''oportunistas'' trabalhando com a modalidade sem formação em educação física e isso deu uma ''quebrada'' na popularidade da aula porque a classe médica começou a condenar a atividade devido a muitos alunos começarem a aparecer com lesões provenientes das aulas. Outro fator foi a evolução técnica dos professores que ao ganharem mais habilidades foram tornando suas aulas cada vez mais complexas e menos acessíveis aos iniciantes.
Hoje em dia posso dizer com segurança que em São José dos Campos existem menos de 10 professores que sabem dar uma aula moderna de ginástica aeróbica pois esta modalidade não esta presente no cardápio das principais academias da cidade e tenho informações de fontes seguras que nos centros comunitários, Sesis e Sescs da cidade essa aula não faz parte fixa do cardápio desses lugares. Muita gente acha que a aula morreu, muita gente acha que a aula de Body Attack mantém a aula viva. Eu tenho certeza absoluta que a aula não morreu pois nas grandes convenções mundiais de Fitness ela brilha como sempre brilhou, o que aconteceu é que o nível da aula fora do país é muito elevado para maioria dos alunos brasileiros e os donos de academia querem ''sala cheia'', tem tantas outras aulas que podemos dizer que estão na moda que a boa e velha Aeróbica acaba sendo esquecida.
Sempre achei que de 1998 para cá eu estava sosinho nessa luta para manter a Aeróbica viva, nesse ano de 2010 descobri no último dia do Fitness Brasil que as lendas Paulo Akiau, Mônica Tagliari, Flick, Flack, Marcio Oliveira e outros querem resgatar a popularidade da modalidade. Após esse dia comecei a traçar estratégias para fazer a minha parte nesse resgate. Não vou deixar a Aeróbica morrer. Em breve no youtube, twitter e nesse Blog mais informações.