segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Fitness de combate



Não se sabe exatamente quem é o pai da criança, porém, em 1996 um professor chamado Nathaniel Leivas surpriendeu o mundo do Fitness com uma aula chamada Cardio Kickboxing. No ano seguinte eu fiz essa aula na Convenção Internacional Fitness Brasil em Santos com esse mesmo professor, apartir dai me tornei fâ do trabalho desse ''maluco beleza'' e comecei a trabalhar com esse tipo de aula. Em 1999 Nathaniel lançou o Body Combat e eu fui um dos primeiros professores da minha cidade a fazer o treinamento. Foi muito emocionante fazer o lançamento da aula número 1 do Body Combat, era uma evolução da aula de Cardio Kickboxing.


A Combat mania gerou uma série de genéricos como Aeroboxe, Tai Kick, Step Boxe, Tae Bo e uma série de aulas fundamentadas em artes marciais como Fit Boxe, Tai Fit, Power Kick, Bob Circuit etc. Mas quem tem o talento e a criatividade para evoluir nesse segmento sem dúvida nenhuma é o Nathaniel pois em 2006 ele lançou no Brasil o Fight Max evolução do seu trabalho com o Body Combat, primeiro em São Paulo onde eu não tive a felicidade de ir e depois em Santos na Convenção Internacional Fitness Brasil onde todos os anos desde 1995 eu vou sem perder nenhuma. Por último quando se pensava que ele não tinha mais para onde evoluir ele criou o Kimax que foi lançado em 2008 e eu tenho orgulho de dizer que sou o primeiro professor da cidade ao fazer esse curso, infelizmente não fui a primeira turma de professores a serem treinados mas fui da segunda turma.


Voltando um pouco no tempo em 2003 eu criei a minha própria aula de Fitness de Combate o Budô Fit, usando métodos de treinamento de Tae Kwon Do, Boxe e Kickboxing como bater em sacos de pancada, manoplas e raquetes e somando isso com coreografias de combate montadas em blocos como em uma aula de aeróbica. Na época poderiamos dizer que era uma mistura de aulas que seria metade Cardio Kickboxing e metade Kimax na mesma aula, trabalho com o Budô Fit em academias que não tem condições financeiras para possuir programas da Body Systems e da Fit Pro. É uma aula que tem uma boa aceitação e pode servir como uma alternativa para as academias. Já ministrei workshops desse trabalho quem tiver interesse entre em contato. Abaixo vou adicionar alguns vídeos de Fight Max e um de Kimax. Nos vídeos de Fight Max vocês poderão ver porque o Nathaniel é considerado o melhor professor de Fitness de Combate do mundo.


sábado, 27 de dezembro de 2008

Avaliação física


Você esta em forma? Tem certeza?


Só existe uma forma de confirmar a resposta a essa pergunta, fazendo uma avaliação física. Porque será que tantos praticantes de atividade física se recusam a fazer avaliação física? Porque as academias não tornam a avaliação física regular uma coisa obrigatória? Minha resposta pode ser cruel mas na minha opinião alguns donos de academia se preocupam mais com o dinheiro que podem ganhar do que com o condicionamento físico dos seus alunos. Dinheiro é importante senão a academia quebra, porém, se a academia se propôe a fazer um trabalho realmente sério ela tem que se preocupar e muito em fazer com que os alunos atinjam os seus objetivos.


Alguns donos de academia que eu conheço responderiam com a seguinte frase: ''A academia da esquina não obriga a fazer avaliação e cobra muito barato a avaliação também.'' Significa que o cara tem medo de perder o seu aluno por causa do preço da avaliação do vizinho ou pela falta de obrigatoriedade do mesmo. Eu já trabalhei com avaliação física e fui queimado dentro da própria academia pelos professores de musculação que tiravam as medidas dos alunos de graça quando iam trocar a ficha deles. Para maioria dos alunos só as medidas importam e isso eles podem fazer sosinhos comprando uma fita métrica se quiserem, porém, a análise de composição corporal tem um objetivo muito mais profundo do que simplesmente avaliar se o biceps cresceu ou se o bumbum diminuiu. Somada aos outros tipos de avaliação como a aferição de percentual de gordura, análise postural e flexiteste esse checkup vai dizer se o aluno realmente melhorou o seu nível de condicionamento físico ou não.


Vocês podem achar que eu sou meio paranóico mas também existe um pouco de ''medo de incompetência'' na parada, a avaliação física prova se o treinamento esta funcionando ou não. O aluno pode não estar perdendo gordura e a causa disso na maioria das vezes é uma alimentação ruim mas se o aluno esta perdendo massa muscular ou diminuindo o seu condicionamento aeróbico é porque o treinamento tem falhas. Quem esta falhando? O aluno que esta faltando ou o professor que não esta passando um treino adequado? A verdade dói. Uma aula de localizada mal feita pode aumentar o nível dos desvios posturais de um aluno.


Fato é que os alunos reconhecem quando um trabalho é bem feito, a motivação é uma coisa gradativa, quando o aluno começa a treinar ele esta motivado, a medida que o tempo vai passando essa motivação só aumenta se os resultados começarem a aparecer, caso contrário ela começa a diminuir e o aluno pode acabar mudando de modalidade ou de academia ou pior parando de praticar atividade física. Li uma frase não sei onde mas que tem tudo haver com o que estamos falando ''ninguém engana para sempre''. Por isso que os professores de educação física tem que estar sempre estudando, sempre fazendo cursos porque as coisas mudam, desde que eu comecei a dar aulas todo o verão nasce uma aula de ginástica nova, um equipamento novo na musculação, uma dieta nova etc.


Eu sou um dos poucos professores de ginástica que conheço que incentiva os alunos a fazerem avaliação física e a estarem sempre fazendo as reavalições, infelizmente são poucos que me ouvem. Mas não vou desistir, se você é aluno recomendo que você faça avaliação física regularmente, essa é a única forma de saber se você esta evoluindo nos treinos ou se esta denegrindo. Se o seu condicionamento estiver denegrindo ''cobre explicações dos seus professores'', se eles souberem o que estão fazendo eles vão te orientar melhor, caso o contrário, na próxima avaliação você vai descobrir se eles te enrolaram.




quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O começo






Quando entrei para faculdade de Educação Física em 1994 eu não tinha a menor intenção de trabalhar com ginástica, meu foco era artes marciais mais especificamente o Tae Kwon Do. Entretanto uma das matérias do primeiro ano de faculdade era ginástica. Certa vez, o nosso professor levou a turma para uma das academias mais famosas da cidade na época a extinta Tuta Performance para que fizessemos uma aula de ginástica aeróbica. A professora foi a Marcia Bonneau uma lenda viva da cidade e uma profissional de altíssima qualidade, surpriendentemente eu fiz a aula com facilidade e curti muito a experiência.





Ao término da mesma Marcia nos explicou como funcionava um campeonato de ginástica aeróbica esportiva e nos informou que no final de semana uma das etapas do circuito brasileiro de aeróbica iria rolar na cidade. O nosso professor o mestre Oswaldo incentivou a turma toda a ir e como todos estavam empolgados acabamos indo. Minha vida e meus planos mudaram totalmente depois que assisti a esse campeonato, decidi ser professor de ginástica e atleta de ginástica aeróbica esportiva que na época se chamava aeróbica de competição. No vídeo de 1994 vocês poderão sentir um pouco da emoção que eu senti na época.










As coisas aconteceram muito rápido após esse campeonato, fiz um curso de ginástica de academia no ENAF (Encontro Nacional de Atividade Física), arrumei estágio na área da ginástica com a professora Silvia da academia Dragões, participei da Convenção Fitness Brasil fazendo mais um curso de ginástica de academia e no ano seguinte em Maio de 1995 dei a minha primeira aula de ginástica localizada das 18:00 as 19:00 hs e a minha primeira aula de Step das 19:00 as 20:00 hs.


Atualmente ministro aulas de Condicionamento Físico, Ginástica Funcional, Hip Hop, Step, Aero Jump, Aerodance, Budô Fit e Musculação na Academia Deborah Barreto que fica no bairro da Vista Verde em São José dos Campos.